14
jan
10

10 Anos de Mundial (?) do Corinthians

cabecalhos-bnci-16

A massa alvinegra da capital paulista está em festa. Não, não é liberdade condicional em massa. É a celebração do 10º ano do Título Mundial (?) de Clubes da FIFA vencido pelo Corinthians aqui no Brasil.

Como tudo que envolve futebol e Brasil sempre tem alguma coisa a mais, esse Mundial de Clubes também deu o que falar. Por isso, nosso intrépido detetive volta a ativa para lembrar a você que não lembra do tal campeonato.

Em tempos idos, havia um jogo no fim do ano entre o vencedor da Libertadores e o vencedor da Liga dos Campeões da Europa. Esse torneio era concebido por ambas as confederações (CONMEBOL e UEFA) como “Mundial”, mesmo excluindo os clubes dos outros continentes. Santos, Flamengo, Grêmio e São Paulo – de forma justa – celebram seus feitos em terras japonesas ao derrotar os melhores clubes da Europa.

Torcedor corinthiano em 1999, ao saber que o Mundial de Clubes seria no Brasil

Mas aí apareceu o Senador… Bem, não um senador, mas um presidente. Joseph Blatter, presidente da FIFA, começa a reorganizar os torneios sob a chancela da entidade e vê que a FIFA não organizava um Campeonato Mundial de Clubes de Futebol. Todas as Confederações continentais tinham um torneio para os clubes dos países-membros, mas a FIFA não. Logo marca-se o primeiro Campeonato de Clubes com a chancela da FIFA para o ano 2000, no Brasil. Eles não sabem aonde se meteram!

Férias pra Europeus, revolta para brasileiros

Foi na escolha dos clubes participantes que a MERGDA começa a subir. Para quem não lembra, segue abaixo!

Al Nassr-Arábia Saudita [Vencedor da Supercopa da Ásia (Recopa da Ásia vs Copa dos Campeões da Ásia) de 1998]
Corinthians-Brasil [Vencedor do Campeonato Brasileiro de 1998 (Campeão nacional do país sede)]
Manchester United-Inglaterra [Vencedor da Liga dos Campeões da UEFA de 1999]
Necaxa-México [Vencedor da Copa dos Campeões da CONCACAF de 1999]
Raja Casablanca-Marrocos [Vencedor da Liga dos Campeões da África de 1999]
Real Madrid-Espanha [Vencedor da Copa Intercontinental de 1998]
Vasco da Gama-Brasil [Vencedor da Taça Libertadores da América de 1998]
South Melbourne-Austrália [Vencedor da Copa dos Campeões da Oceania de 1999]

Já sentiu a fedentina aí? Pois bem. Tem três pontos a destacar, um de pouca importância, um de média e um de extrema importância:

=> Al Nassr: Apesar de isso não chegar a ser tãaao importante assim, de fato ele nem deveria disputar o torneio, já que quem levou a Supercopa da Ásia de 1999 foi o Jubilo Iwata, do Japão.

=> Real Madrid: O Campeão da última Copa Intercontinental – vencendo o Vasco da Gama – poderia participar? Bem, até 2002, o campeão da Copa do Mundo tinha vaga na Copa seguinte, mas depois da cagalhofância da França em 2002, mandaram o vencedor penar nas Eliminatórias também.

=> Vasco da Gama: Por que CARGAS D’ÁGUA o Vasco disputou o torneio, sendo que ele não seria o representante da CONMEBOL atual – para isso já existia o Palmeiras – que vencera a Libertadores de 99? É tão absurdo quanto ridículo. Na época do Mundial, a CBF preferiu enviar o Vasco em vez do Palmeiras  pelo simples fato de que haveria dois clubes do mesmo estado na disputa – lembrando que o Corinthians representava o País-sede como campeão brasileiro. E o Palmeiras tem culpa do Bairrismo da CBF? Vai saber né?

Enfim. O fato é que o Mundial – disputado no Rio e em São Paulo – para alguns clubes foi um período de férias. Real e Manchester United, que vinham do velho continente, não chegaram a fazer tanto esforço. Não desmerecendo os feitos do Necaxa do México – que deixou o Manchester de fora de decisões – e dos brasileiros, mas era notória a “vontade” dos dois clubes.

O Torneio

Com os times nas duas sedes, dá-se então a disputa, realizada em Janeiro de 2000. Sabe a sensação de participar de algo importante depois de escapar de 2012? Pois é, essa era a sensação – tinha gente que dizia que o evento no Brasil era prova do fim do mundo. Bem, acabou um pouco para os outros clubes que acabaram ficando no caminho. O Lance que marca essa fase do Mundial é esse:

Isso e aquele “pezinho” na final do Paulista que colocou o R. Gaúcho na Seleção foi o máximo que ele já fez :D

A Final

Que festa foi no Maracanã no dia 14 de janeiro de 2000. Dois brasileiros disputando o primeiro título mundial de clubes da FIFA. Só que antes do desfecho, surge a polêmica-mor: O Corinthians seria campeão mundial sem SEQUER ter disputado uma final de Libertadores? Parecia soar injusto, isso explica a torcida dos “Campeões Mundiais” – Flamengo excluso – pelo Vasco. O jogo foi truncado, acabando em 0 a 0. Aí veio a disputa dos pênaltis:

E o mundo tinha um campeão de clubes, e era alvinegro. Parece que não estavam preparados:

O ano do Centenário do Corinthians começa a todo o vapor com a comemoração do Campeonato Mundial. Eles esperam o título que falta… Será?

Vote no BnCi no Shorty Awards! Clique e saiba como!

Anúncios

5 Responses to “10 Anos de Mundial (?) do Corinthians”


  1. 21/01/2010 às 01:28

    Parabéns ao criador do texto (Francisco Geovane?)! Matou a pau…

    Quero ver quem vai ser macho agora pra criar um texto como esse no aniversário de 25 anos do Tetra do Flamengo… Garanto que tenho uma resposta imensa pra cada argumento (se é que existe mais de um). :D

    Mas falando sério… Bem instrutivo esse textículo, sem perder o humor. Massa!

  2. 2 Rafaela.
    06/03/2010 às 15:46

    Parabéns corinthians, pela a conquista do 10 anos nos do mundial..
    Primeiro campeão do mundo do, Da copa do mundo de clubes FIFA, com todos continentes. Venceu o Mundial em casa no Macaracá, no estadio maior do mundo, estádio que o Rei Pele marcou o milesimo gol, estadio que foi a final da Copa de 50 e será palco da final da Copa do mundo Brasil 2014, e finalisando palco da final da copa do mundo de clubes FIFA 2000, venceu no pais do samba e do futebol Penta.
    PORTANTO ÍSSO É FIFA MUNDIAL DE VERDADE É TODOS CONTINENTE, OU SEJA O CAMPEÃO DE CADA CONTINENTE, ASIA, AFRICA, OCEANIA, EUROPA, AMERICA DO SUL E MAIS O CAMPEÃO DA CONCAF E MAIS NACIONAL DO PAÍS SEDE. ISSO É SÉCULO XXI, É MUNDO GLOBALIZADO, É NOVA CIVILIZAÇÃO, SEMPRE SERÁ ESSE REGULAMENTO, QUEM VIVE DE INTERCONTINENTAL JAPAGAY PRIMEIRA É MUSEU DO SÉCULO XX, DA MAQUINA DE ESCREVER, DO JAsPION, TV MANCHENTE FALIDA ETC… KKKKK
    TUDO MUDOU ESTAMOS NO SÉCULO XXI, É ERA 2000, ESTAMOS EM OUTRO CAPITALISMO E NOVA CIVILIZACÃO, ANTIGAMENTE NEM O VICE CAMPEÃO BRASILEIRO IA PARA LIBERTADORES, AGORA ATÉ O QUARTO COLOCADO VAI, NO SÉCULO XX, PARA TER IDÉIA ANTIGAMENTE PARA DISPUTAR A LIBERTADORES REGIONAL COM 20 CLUBES, TINHA QUE SER CAMPEÃO NACIONAL, OU DA COPA DO BRASIL OU BRASILEIRO, CHUPA BRASILEIROS INGÊNUO E SEM CULTURA, ANTES DE CRITICAR O CORINTHIANS ANALISA O PASSADO, VEJA BEM E ANALISA SE O REGULAMENTO FOSSE MANTIDO DO MODES DO SÉCULO XX, O SAMPAGAY NÃO TINA VENCIDO A LIBERTADORES DE 2005, FICOU EM TERCEIRO NO BRASILEIRO DE 2004 E ROUBOU 24 PONTOS DO SÃO CAETANO COM A MORTE DO SERGINHO. O SÃO PAULO FOI CONVIDADA PARA LIBERATORES DE 2005 ARRAJADA. KKK, CHUPA INTERCONTINENTAIS PRIMAVERA JAPAGAY, MUNDIAL É COPA DO MUNDO DE CLUBES FIFA. CHORA INVEJA DO TODO PODEROSO TIMÃO..
    MUNDIAL DE CLUBES FIFA, E O MESMO MODE DA COPA DO MUNDO DE SELEÇÃO, TODOS CONTINENTES E MAIS O CAMPEÇÃO DO PAIS SEDE. CHUPAPPPPPAAAAAA … FATALITY…

  3. 3 iscuitantesbola
    07/03/2010 às 13:34

    @Rafaela Concordo com tudo, menos quando zoou o Jaspion, poxa era bacana…

  4. 14/05/2010 às 07:52

    grassas a deus nos ganhomos pelomenos um libertadores

  5. 02/09/2010 às 15:06

    BOA, CALOU A BOCA DOS BAMBIS………….


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



Para pesquisar as melhores ofertas da web utilize o comparador de preços preferido dos brasileiros. Visite o Pesca Preço.
Esporte & Lazer - Submarino.com.br

BnCI na Copa 2010

Twitter do BnCI Canal no Youtube Contato Skype para o Podcast
Profile do BnCi no Orkut
Liga Cartola FC MSN Group do BnCI

Membros da Equipe

Elpídio Soares de Oliveira - @ElpidioSoares

Francisco Geovane Alves - @Cangatux

João Gabriel Guedes - @DjJonyGuedes

Pedro Henrique Coutinho - @PedroHCoutinho

Pedro Lucas - @Pedro_RCV

Rafael tinoco de Araújo - @RafaelTinoco

Premiações






Teve Inveja Deles? Seja cúmplice você também! Adicione o banner abaixo, ou qualquer um dos outros e mande um E-Mail para iscuitantes.bola@gmail.com avisando. Imploramos Não recusamos parcerias.

Desde 15 de Março de 2008,

  • 619,491 Malucos, Dungas ou EX Linkados do BnC, como você, passaram por aqui.

Só pra Lembrar…

Somos grandíssmos mentirosos! Todo o conteúdo mostrado nesse blog, é fantasioso. Ninguém aqui é real, por maior que seja a semelhança.

BnCi no Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Sports blogs
BlogBlogs

%d blogueiros gostam disto: